quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Por detrás da capa

http://www.youtube.com/watch?v=U_ykLAzszCU&feature=feedlik
(Meiga Senhorita - Geraldo Espíndola)







“Não se deve julgar um livro pela capa”. “As aparências enganam”. “O que importa é o conteúdo”. Já ouvi diversas vezes essas frases (e suas variantes). E quase todos dizem que o importante mesmo é o conteúdo, que o que realmente procuram é uma pessoa legal, com um bom papo e maturidade. E que a aparência não conta tanto, que não importa se a pessoa é linda ou feia. Sempre que levanto essa questão me dizem: “é que você não viu meu último namorado. Ele era feinho mesmo, mas fiquei com ele por um bom tempo”. Só que tem um detalhe. Se a aparência não importa, então porque dizer que o seu (ou a sua) ex não era bonito?


De fato, nessa vida virtual que vivemos, a primeira impressão é a que passamos pela foto. E uma bela foto, bem tirada (e algumas vezes bem photoshopada) se destaca logo de cara. Não gosto de falar em nome dos outros, muito menos gosto de generalizar, mas acredito que a imensa maioria das pessoas puxa conversa só daquelas pessoas cuja foto chamou a atenção. Se a foto mostrar alguém bonito, ou pelo menos fisicamente interessante, então é lá que eles irão.

Não, não estou julgando nem condenando ninguém. Estou apenas tentando fazer uma constatação. Porque a vida virtual não é tão diferente da vida real. Quando vamos a uma festa, ou quando saímos pra algum barzinho, nos comportamos da mesma maneira. A única diferença é que aqui fora, na vida real, é mais difícil “chegar”. Já na net, no conforto da segura distância que a internet nos proporciona, é muito mais simples.

E eu? Onde EU me encaixo nisso tudo? Não vou ser hipócrita a ponto de dizer que um belo rosto, um belo sorriso não me atraiam a atenção. Mas ando em uma fase da vida em que acredito mais na beleza interior. Já disse uma vez, e vou repetir quantas vezes forem necessárias, me chama muito mais a atenção um bom texto, uma boa e bem articulada conversa do que uma foto bem tirada. E não faço distinção de raça, credo, cor do cabelo ou números da balança. Lógico que tenho minhas preferências, lógico que existem certos biótipos de mulheres que chamam a minha atenção mais do que as outras. Mas se eu quisesse apenas um bibelô pra ficar exibindo por aí, melhor seria comprar uma Ferrari.

Sim, a aparência importa sim. Mas sua importância é muito superestimada. Uma bonita mulher, bonita de corpo e de rosto, perde o encanto de maneira muito rápida se não tiver nada mais a oferecer. E uma mulher que não se encaixe nos padrões atuais de beleza passa a ficar linda se tiver conteúdo. Mesmo porque a beleza física é efêmera, transitória. Já a beleza interior é perene, e se renova a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário