domingo, 29 de julho de 2012

Home Sweet Fucking Home

("Sobre o tempo" - Nenhum de Nós)
http://www.youtube.com/watch?v=KBt3sWvNdZo




Quase pronto. Olho em volta e vejo o meu cafofo quase vazio. Olho e vejo paredes nuas, sala com eco, quarto vago. Parece que a vida é mesmo cíclica. Parece que a vida dá mesmo voltas. Ela me deu uma amostra de como era bom, mas de repente voltou ao início. Um apartamento vazio, solitário e sem vida. De uma hora para outra me vejo exatamente onde estava um ano atrás.


A solidão é algo que piora
Se um dia você não está só
Pois parece que ela se revigora
Ao te ver no meio de pessoas sem dó

Morar sozinho numa ilha deserta
Sem ter ninguém com quem interagir
Não é tão triste quanto viver sem sorrir
De longe, uma dolorida descoberta

Esses últimos anos me acostumei a ficar sozinho. Passei dias sozinho, noites sozinho. Passei aniversários sozinho, natais sozinho. Passei por crises sozinho. Eu e eu mesmo, minha mais constante companhia. Quase não vivi, praticamente fiquei olhando a minha vida passar. Por alguns momentos cheguei a duvidar que fosse possível para mim retomar as rédeas.

Fiz muitos amigos. Não, na verdade adquiri muitos conhecidos. Muitos deles distantes, a grande maioria pela internet. Mas fiz alguns amigos. Bons amigos. Amigos que não apenas me contavam seus problemas, que dividiam comigo suas preocupações. Amigos que, quando mais precisei, me deram o ombro, me emprestaram os ouvidos, me ofereceram palavras de conforto.

Nascemos sozinhos, e sozinhos vivemos
A vida, uma sucessão de bons e maus momentos
Quedas, machucados, dores e ressentimentos
Por que nesta vida nós tanto sofremos?

Mas no correr dos dias, encontramos amigos
Pessoas que sempre nos serão especiais
Vivendo longe ou perto, sendo novos ou antigos
Nos oferecem apoio, nunca superficiais.

Agora sei que a vida não volta, que nunca veremos um dia igual a outro. Sim, meu apartamento está quase igual estava há um ano. Mas não, ele não está igual ao que estava. Não está igual porque EU não sou mais o mesmo. Não está igual porque EU mudei. Materialmente ele está vazio, quase sem móveis e sem conforto. Só que o copo não está mais meio vazio, agora ele está meio cheio. E meu cafofo não é mais apenas um apartamento. Agora ele é um lar.

A vida nos ensina as mais diversas lições das mais diversas formas. Até pouco tempo eu não acreditava em nada. Agora, já não sei se acredito. Agora, algo dentro de mim mudou. E, com isso, mudou também meu jeito de encarar a vida. E as coisas. E a mim mesmo.

Não, a vida definitivamente NÃO é cíclica. E as coisas definitivamente NÃO voltam ao estado inicial. Agora é terminar a faxina espiritual, levando para fora as energias negativas e mentalizar coisas positivas. Ajeitar coisas materiais, arrumar o cafofo.

Enfim, colocar na porta de casa o tapetinho escrito “Lar doce lar”.

Um comentário: