segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Estar juntos

http://www.youtube.com/watch?v=lWySkaaXqbc&feature=related
(Cuida de Mim - Teatro Mágico)




Um amigo, uma amizade. O amor de amigo, o gostar do amigo, envolve escolha. Porque podemos escolher a quem daremos nossa amizade, e com quem manteremos esse vínculo. Uma amizade pode levar anos para ser construída ou pode surgir naturalmente num simples teclar. E depende exclusivamente de nós.


Um familiar, um laço de sangue. O amor de parente, o amor de família, esse nasce junto conosco. É um amor incondicional, é algo que não podemos controlar. O amor de uma mãe (ou de um pai) pelo seu filho não tem explicação. Apenas existe por si só, e dura enquanto respirarmos.

Um amor. Um alguém especial. O amor no sentido romântico da palavra. Esse nós escolhemos, mas esse também nos escolhe. E muitas vezes nos arrebata e nos envolve em uma paixão desorientadora.
  

Um relacionamento entre duas pessoas. Como é? O que fazer? Não sei a resposta exata, mesmo porque essa não é uma ciência, e muito menos é exata. O que sei, o que aprendi com o tempo, foi que um relacionamento exige cumplicidade. E confiança. E respeito. E, acima de tudo, exige se fazer presente. Porque todos temos problemas, todos passamos por dificuldades. É normal, faz parte da vida e do dia a dia. Por isso entendo que o ser presente, o se fazer presente, é muito importante em qualquer relacionamento.

Estar junto quando está tudo bem é fácil. Quando o céu está azul e os pássaros cantam, quando você sorri e todos parecem sorrir de volta, nessas horas em que dividimos a felicidade, estar junto é sempre uma  benção. Tudo dá certo, tudo está bom, tudo nos agrada. Bom seria se sempre fosse assim.

Nos momentos em que estamos tristes, nos momentos em que o céu se fecha e as nuvens carregadas teimam em cobrir o nosso horizonte é que sentimos a falta de alguém. Nossa parceira, nossa companheira, nossa cúmplice. Alguém que nos de colo, alguém que enxugue as nossas lágrimas, alguém que nos dê conforto. Uma pessoa que nos entenda, que aceite nossas fraquezas e que nos ame apesar e devido a elas.

Porque estar junto é mais do que ficar junto. Estar junto é de fato estar com a outra pessoa. É dar apoio, é ouvir, é ficar ao lado nem que seja apenas para mostrar que está ali. E isso é mais difícil do que parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário