quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Beleza

http://www.youtube.com/watch?v=cHptK8k8VkQ
("Eu te amo" - Chico Buarque)





Até que ponto a beleza física é “fundamental”? As revistas voltadas para o público feminino insistem na ideia (maldita nova ortografia!) de que o que importa é o interior, que as mulheres devem estar sempre “de bem” com sua aparência, “de bem ” consigo mesmas. E, no entanto, essas revistas são as mesmas que vendem produtos revolucionários para perda de peso, fim da celulite, desaparecimento das rugas. “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. 


Não nego que uma mulher bonita chama mais a atenção. Pelo menos no início, pelo menos de cara. Mas não é apenas a aparência física que atrai. Os olhos, o sorriso, a postura, o próprio conjunto em si. Muitas vezes a mulher não se enquadra no “padrão aceito e difundido” de beleza mas atrai. Em outras atende a todos os quesitos de beleza corrente, mas não tem a menor graça. A beleza, já diz a sabedoria popular, está nos olhos de quem vê.

Nesses últimos meses conheci mulheres bonitas, algumas lindas mesmo, mas que insistem em afirmar que são feias. Sempre acham que tem algo faltando aqui, sobrando ali, fora de lugar acolá. Se esquecem que o belo reside justamente nas imperfeições e na imagem que você projeta para os outros. Uma mulher, para ser linda (ou mesmo bonita), tem que ter um conjunto harmônico entre o exterior e o interior. Um olhar confiante, uma postura firme, um sorriso franco e luminoso. Uma boa conversa, senso de humor, companheirismo. No fundo valem bem mais do que um narizinho arrebitado e uma cara de bonequinha estadunidense.

Não sei quanto aos outros, mas pra mim mesmo a mais bonita das mulheres acaba perdendo o encanto depois de um tempo. Não sei bem como dizer, mas parece que me “acostumo” com a aparência e passo a nem reparar mais. Como se, continuando a ser bonita, passasse a ser... comum. E é aí que entra a beleza interior. Sim, não basta ter uma boa aparência. Na verdade, uma boa aparência ajuda sim, mas não é fundamental.

No fundo o quero dizer é que as mulheres precisam aprender a aceitar a si mesmas do jeito que são, como estão. Uma mulher linda não é apenas uma mulher com uma aparência bonita. Acho muito mais atraente uma mulher inteligente, sagaz, com senso de humor afiado do que uma bonequinha sem nenhum conteúdo. E, quando um homem diz a uma mulher que ela é bonita, o que se espera dela é que entenda e aceite o elogio. Alguns elogios vem desprovidos de segundas intenções, são apenas o que aparentam ser: elogios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário